filmes que todo líder precisa assistir
Desenvolvimento Pessoal

10 filmes que todo líder precisa assistir – Parte 2

Deseja tornar-se um líder? À nosso pedido, a turma da Seja Trainee criou uma lista dos 10 filmes que todo líder precisa assistir (inclusive com ganhadores do Oscar). Publicamos a parte 1 dessa lista na semana que vem e, hoje, é a vez de descobrirmos quais os outros 5 filmes sugeridos. 

 

Filmes que todo líder precisa assistir

6. Sully: o herói do Rio Hudson – Agir com responsabilidade

Sully é um piloto de avião que tem um problema técnico durante um vôo e tem que fazer um pouso de emergência no Rio Hudson. Apesar de toda a pressão do momento e pouco tempo para pensar, Sully consegue usar sua experiência como piloto, manter a calma e pensar estrategicamente como poderia salvar a vida das pessoas e evitar um acidente maior.

Ele consegue pousar no Rio Hudson e resgatar todas as pessoas que estavam a bordo, sem nenhuma morte. No entanto, é processado pela seguradora da companhia aérea por não ter tomado a melhor decisão de pouso e ter gerado um prejuízo muito grande. O bacana do filme é ver que Sully priorizou a segurança dos passageiros. Mesmo sendo processado, ele assume responsabilidade pela sua decisão e segue com a certeza de que agiu da melhor forma.

Lição para os futuros líderes: Em alguns momentos, decisões importantes vão estar nas suas mãos. E, em grande parte delas, o tempo para pensar é curto! Mais do que isso: as decisões de um líder têm um impacto grande para outras pessoas também!A grande lição do filme é mostrar que um bom líder assume seus compromissos e age com responsabilidade. No caso de Sully, mesmo sendo questionado pela sua decisão, ele tinha clareza do porquê agiu como agiu.

filmes que todo líder precisa assistir

 

7. Viva: a vida é uma festa – Seus talentos te levam longe!

Para as pessoas que gostam de animação, esse filme vale a pena! Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso. Mas ele nasceu em uma família de sapateiros, que segue essa tradição por muitos anos. Por isso, Miguel esconde seu interesse por música por muito tempo e é infeliz. Em determinado momento do filme, ele resolve lutar para seguir seus sonhos e talentos e, para isso, tem o desafio de convencer sua família que  pode ser músico!

Lição para os futuros líderes: A grande lição desse filme para os futuros líderes é trabalhar com algo que dê motivação! Com certeza o Miguel se saiu melhor como música do que era como sapateiro. Aqui, a grande reflexão que fica é: quando você trabalha com o que gosta, sua motivação e energia mudam. Além disso, os resultados que você obtém quando faz algo que ama, são completamente diferentes!

filmes que todo líder precisa assistir

 

8. A fome do poder – Seja visionário

Esse filme mostra a história de como a rede do Mc Donalds cresceu tanto. No início, o Mc Donald era uma única lanchonete que pertencia a 2 irmãos, que desenvolveram o conceito “fast food”. Em determinado momento, um vendedor de máquinas de milkshake visita a lanchonete e percebe que o fast food tinha potencial para ser algo muito maior. Questões éticas à parte, o filme mostra o olhar visionário desse vendedor, que começa a vender franquias e aumentar a rede Mc Donalds em um ritmo alucinante!

Lição para os futuros líderes: O legal do filme é observar o olhar visionário e risco assumido pelo vendedor de máquinas de Milkshake ao acreditar no potencial da Rede Mc Donalds. A maneira como ele conduz esse crescimento traz controvérsias, mas a manobra para transformar o Mc Donalds no que é hoje envolve riscos, inovação e muita ousadia!

filmes que todo líder precisa assistir

 
 

9. Extraordinário – Autoconhecimento

O filme “Extraordinário” conta a história de um garoto que nasceu com uma deformação facial. Por conta disso, seus pais sempre optaram por educá-lo dentro de casa. Mas, em determinado momento, eles resolvem que chegou a hora de o menino entrar para a escola e se socializar com outras pessoas.

O mais legal desse filme é que o protagonista não age como líder de cara. Pelo contrário, é um garoto cheio de inseguranças, que tem medo da reação dos colegas quando olham para seu rosto. Ele prefere passar despercebido. O interessante é enxergar a evolução do protagonista na forma como ele lida com a resistência das pessoas e com suas próprias frustrações. Ele começa a se tornar líder a partir do momento que reconhece suas forças e fraquezas e as utiliza a seu favor!

Lição para os futuros líderes: A grande lição para os líderes é que as resistências aparecem o tempo todo. Elas podem te desmotivar ou podem ser um combustível para você se destacar mais e mais! No caso do protagonista, quando ele descobriu seus pontos fortes, ficou mais fácil ganhar a atenção das pessoas e quebrar resistências.

filmes que todo líder precisa assistir

 

10. Mulan – Disciplina e planejamento

E para terminar a nossa lista, um filme clássico, mas que vai ser relançado nos cinemas em breve! A história da “Mulan” se passa quando a China é invadida e o país começa a convocar todas as famílias para lutar no exército. O pai da Mulan já havia lutado em uma guerra e ficou ferido. Para poupar seu pai, Mulan entra para o exército e se passa por homem. É a partir dessa decisão que a história se desenrola: ela começa o treinamento no exército muito determinada a aprender a lutar. É toda essa determinação e disciplina que a transformam no melhor soldado! Além da disciplina, ela também age com estratégia, olhando para outros caminhos possíveis durante a batalha. Isso acontece quando ela traz uma solução criativa para derrotar o exército inimigo, que era muito mais numeroso.

Lição para os futuros líderes: De forma geral, a grande lição do filme é a disciplina, planejamento e determinação que ela tem para treinar e lutar! E essa é uma grande lição MESMO! Não dá para chegar em uma reunião sem preparo, encarar um processo seletivo sem planejamento ou tomar uma decisão importante sem antes estudar mais sobre ela.

 

E aí, curtiu a lista de filmes? Então aproveite para conferir também os 15 canais no YouTube e cursos online para você aprender coisas novas para a sua carreira.

 

por Jéssica Lopes
Gerente de Desenvolvimento Profissional na Seja Trainee

 

Este foi um texto escrito pelo pessoal do Seja Trainee, uma instituição parceira da Stone que, assim como nós, busca esticar e qualificar jovens talentos. Esse é o sexto de uma série de textos que serão produzidos com essa parceria, buscando ajudar os jovens talentos a entrarem no mercado de trabalho!