empresa júnior
Empreendedorismo

Contrate uma empresa júnior

Você sabe o que é uma Empresa Júnior?

É uma empresa formada por estudantes universitários, vinculada a um ou mais cursos de graduação, que oferece serviços de qualidade a preços acessíveis, por não ter fins lucrativos. Assim, a Empresa Júnior forma jovens empreendedores que, ainda na graduação, têm contato com o mercado e colocam em prática o que aprendem em sala de aula.

A Stone apoia e é parceira do Movimento Empresa Júnior, que, há 30 anos, vêm transformando a educação universitária brasileira e gerando impacto no mercado, com projetos que impulsionam o crescimento de micro e pequenas empresas (já falamos mais sobre o movimento aqui).

Através da contratação do serviço de uma empresa júnior, cada vez mais jovens estão se tornando profissionais capacitados para o mercado, aquecendo a cultura empreendedora no Brasil e transformando realidades de milhares de empreendedores.

Com isso, no mês de Abril em que se comemora a sanção da Lei 13.267, a Lei Empresa Júnior, aconteceu o “Contrate uma Empresa Júnior”, uma semana com articulação na imprensa e eventos por todo o país, visando a ofertar capacitações para micro e pequenos empreendedores, como objetivo de fomentar a contratação de projetos realizados pelas empresas juniores. Pela plataforma de marketplace da organização, clientes puderam contratar mais de 600 empresas juniores do país, adquirindo serviços de qualidade com preço abaixo do mercado tradicional, conectando-se a jovens e alavancando seus negócios, à medida que investiam também na educação empreendedora universitária.

Para saber mais, acesse o portal e assista o vídeo abaixo:

 

Confira abaixo a entrevista que fizemos com a Ana Maria Cypriano, responsável pela área de Relacionamento da Brasil Júnior:

  1. E qual é o objetivo do “Contrate uma Empresa Júnior”? Como e quando surgiu a ideia da semana?

O objetivo da campanha Contrate uma EJ é tornar o conceito de empresa júnior mais conhecido e reconhecido perante os diversos atores da sociedade, fazendo com que as pessoas saibam o que é uma empresa júnior e por que contratar o serviço de uma EJ. Além disso, buscamos divulgar nossa plataforma de marketplace, onde é possível buscar e contratar os serviços das mais de 600 empresas juniores espalhadas pelo país, filtrando por área de atuação, tipo de serviço e localização.

A campanha Contrate uma EJ surgiu em abril de 2017, em comemoração ao primeiro ano de aprovação da Lei Empresa Júnior (13.267), que regulamenta o funcionamento da empresas juniores no Brasil. Ano passado, lançamos a plataforma Contrate um Empresa Júnior, que obteve 27 mil visualizações e gerou 100 contratos fechados somente nos primeiros 7 dias, e tivemos 6.516 pessoas apoiando a campanha pelo Facebook, além de 28 aparições em mídias.

Em 2018, o Movimento Empresa Júnior completa 30 anos de existência no Brasil, sendo referência e líder mundial na quantidade de Empresas Juniores. Nesse contexto, a campanha voltou ainda mais forte, com uma semana inteira de eventos e mobilizações por todo o país. Entre os dias 23 e 27 de abril, relançamos a plataforma Contrate uma EJ, com atualizações e novas funcionalidades; realizamos um evento no Sebrae Nacional em Brasília, além de ações regionais em mais de 13 estados brasileiros; e tivemos um alcance ainda maior nas mídias sociais: foram mais de 9,4 mil apoiadores da campanha no Facebook.

  1. Quais os diferentes serviços que puderam ser contratados?

Desenvolvimento de sites, pesquisa e análise de mercado, viabilidade econômico financeira, plano de negócios, mapeamento de processos, projeto arquitetônico, criação de identidade visual, desenvolvimento de produtos, e infinitos outros, nas mais diversas áreas de atuação: gestão empresarial, inovação, consultoria internacional, desenvolvimento web, consultoria jurídica, agronegócio, engenharia e arquitetura, comunicação, pesquisa, alimentos, consultoria ambiental, e etc. Todos os serviços podem ser encontrados aqui: https://contrateumaempresajunior.com.br/projetos

  1. Quem é o público-alvo de clientes?

MEIs e MPEs – qualquer pessoa ou empresa que precise de algum serviço para solucionar um problema ou alavancar seu negócio.

  1. Qual foi a estrutura e programação da semana e eventos?

24.04: Live sobre a campanha diretamente de Brasília

25.04: Fast consulting + Evento Institucional em Brasília no Sebrae Nacional

26.04: Lançamento do Guia de Uso da plataforma

27.04: Live – Como usar a plataforma Contrate uma EJ

Além disso, durante toda a semana, foram realizados eventos e ações em mais de 13 estados brasileiros.

  1. Quantos empresários juniores participaram? E qual a expectativa para a contratação de serviços das EJs?

Atualmente, nossa rede é composta por 20 mil empresários juniores e 617 empresas juniores. Nossa meta para 2018 é realizar mais 18 mil serviços, impactando mais de 4.500 MPEs.

 

Para Ana, o grande desafio do evento foi conseguir grande adesão do público e sucesso em todas as ações, e fazer com que mais pessoas, de fato, saibam o que é uma empresa júnior e o impacto que a rede gera nas universidades, no mercado e no país. Para ela, não só os clientes saíram ganhando com o projeto, mas também os empresários juniores, que tiveram oportunidades de desenvolver ainda mais soft skills e hard skills, fazer networking com pessoas incríveis, tanto do mercado quanto do Movimento; ter mais contato com o mercado e colocar em prática o que se aprende em sala de aula, gerando impacto positivo na sociedade através dos serviços prestados.

E você, está fazendo sua parte para fomentar a educação, economia e sociedade brasileiras?

 

por Carol Lafuente

Analista de Atração de Talentos na Stone