employer branding
Carreira e Trabalho

Employer Branding – você sabe o que é e como isso pode te ajudar?

Sabe o que é Employer Branding?

Eu aposto que você, leitor, pode até nunca ter ouvido falar do termo, mas certamente sabe intrinsecamente o que é e a sua importância. Quer ver?

 

O que é Employer Branding

Employer Branding nada mais é do que o gerenciamento da marca empregadora de uma empresa, ou seja, o gerenciamento da imagem e reputação que ela tem no mercado como um bom ou mal lugar para se trabalhar.

 

A importância do Employer Branding

Como bom millenial ou influenciado por essa geração, você provavelmente é um consumidor exigente, não é? Isso porque, com as inovações e transformações tecnológicas, sociais e informacionais que vivemos nas últimas décadas, nós começamos a nos colocar no centro da relação com empresas e marcas e a demandar que elas nos ofereçam mais do que apenas um produto/serviço, e sim toda uma experiência de consumo. Queremos nos expressar e, ao mesmo tempo, nos sentir representados por elas.

Da mesma forma, você também deve ser um funcionário exigente. Mais do que um emprego, você quer consumir toda uma experiência de trabalho em uma empresa, quer ser desafiado e desenvolvido ao máximo e se realizar pessoal e profissionalmente através do que você faz, correto? (Falamos já sobre  isso aqui). Mas, para isso, você precisa escolher onde trabalhar. E para tomar essa decisão, você precisa de informação. É justamente aqui que o Employer Branding te ajuda: 1) Para você conhecer como é trabalhar em uma empresa e o que te aguarda; 2) Para você analisar se se identifica mesmo com a cultura da organização e, assim, entender se conseguirá ser feliz e se vislumbrar lá a longo prazo. Portanto, o Employer Branding te ajuda a tomar a decisão de trabalhar ou seguir trabalhando ou não em algum lugar, te colocando na posição de protagonista ativo e não personagem passivo da situação.

 

E o Employer Branding para as empresas?

Uma vez que o candidato/funcionário passa a estar no centro e ser um agente ativo dessa relação, é fundamental que as empresas descubram as necessidades e desejos deles e entendam como se combinam com o que elas podem ou não oferecer. Logo, as empresas têm de ouvir e analisar o seu público, e entender se ele de fato entende sua proposta de valor. Para tal, é importante também que candidatos e funcionários digam a elas o que querem e o que pensam de sua marca, para que elas possam acertar suas estratégias e, de fato, satisfazê-los.

Por isso, nós da Stone desenvolvemos uma pesquisa para entender o que nossos candidatos e funcionários desejam de um trabalho e sua percepção sobre nós. Assim, poderemos compreender onde podemos atender suas expectativas ou não; afinal, saber o que não podemos oferecer é tão importante quanto saber o que podemos. Você já teve ou pretende ter alguma dessas conexões com a gente? Então, nos ajude a entregar uma experiência de trabalho mais incrível ao responder este formulário. Leva apenas 5 minutos e pode fazer total diferença na relação que temos ou teremos com você!

E aí, o que espera de uma experiência de trabalho?

por Carol Lafuente

Analista de Atração de Talentos