autonomia no ambiente de trabalho
Carreira e Trabalho

Por que trabalhar em uma empresa com alta autonomia e baixa burocracia no ambiente de trabalho?

Cada vez mais, startups e empresas maiores têm atraído jovens talentos com a promessa de alta autonomia no ambiente de trabalho e uma cultura jovem e alinhada com os valores e estilos da nova geração. Mas, na prática, quais os benefícios de trabalhar em uma empresa inovadora?

Muito são os estudos que tentam entender as opiniões e os desejos das novas gerações quanto ao ambiente de trabalho. Os millenials são ambiciosos e, em geral, valorizam mais um ambiente de trabalho criativo e dinâmico do que a formalidade e burocracia corporativa, mesmo que estes estejam atrelados a status e sucesso.

Mas não se engane! Não é que os millenials não queiram reconhecimento por seu trabalho, longe disso. Eles buscam o sucesso que seja alcançado por esforço próprio. Por isso, sentem-se atraídos por culturas de autonomia e meritocracia (já falamos sobre elas no blog, relembre aqui). Como consequência disto, as próprias empresas e o mercado de trabalho têm se alterado, nos últimos anos, para se adaptar às demandas destes novos profissionais. Além do surgimento das startups, empresas maiores e consagradas também se reinventaram para adotar uma cultura de inovação (entenda mais sobre ela aqui) e continuar na competição pelos melhores talentos.

Com isso, pode surgir o questionamento: por que trabalhar em uma empresa com alta autonomia no ambiente de trabalho é realmente bom? Vamos tentar responder esta pergunta nos próximos tópicos.

 

5 motivos para trabalhar com autonomia no ambiente de trabalho

  1. Garante sustentabilidade e crescimento à empresa e, assim, boas possibilidades de carreira aos colaboradores

Nos dias de hoje, com a infinidade de opções que as pessoas possuem para realizar qualquer atividade e/ou adquirir produtos, a necessidade de inovar e se diferenciar dos concorrentes é cada vez mais necessária. E a inovação está diretamente relacionada com autonomia aos colaboradores. Por isso, ter uma abordagem e cultura inovadora e de autonomia ajuda a manter a competitividade, garantir a sustentabilidade e potencializar o crescimento da empresa, o que também impacta nas possibilidades de carreira e crescimento profissional dos colaboradores.

  1. Ajuda a construir valor e significado em conjunto

Empresas inovadoras que oferecem autonomia a seus colaboradores permite que eles atribuam significado a seu trabalho, produtos e serviços. Isto acaba gerando uma relação de afeto entre as pessoas e produtos. Isso acontece porque essas organizações criam valor continuamente e passam a ser percebidas como parceiros estratégicos para os seus clientes.

autonomia no ambiente de trabalho

  1. Intensifica a felicidade e realização profissional no trabalho

Empresas inovadoras são voltadas para as pessoas, para sua felicidade. São mais abertas, lidam com os erros como aprendizados, procuram viver os clientes e fazê-los mais felizes. Elas se preocupam genuinamente com a felicidade e realização profissional das suas pessoas no trabalho.

  1. Potencializa o desenvolvimento das pessoas e atrai os melhores talentos

Empresas inovadoras e que dão autonomia a seus colaboradores estão constantemente tirando-os da zona de conforto, trazendo-lhes vários aprendizados. Os melhores talentos buscam ambientes inovadores e desafiadores, que promovem a importância das pessoas para a resolução de problemas. Organizações com a cultura de inovação reforçam o reconhecimento do papel do seu time para os resultados e valorizam o potencial criativo e analítico dos colaboradores, independente da função e hierarquia.

  1. Aumenta a eficiência e reduz os custos da empresa

Os colaboradores de uma empresa com forte cultura de inovação estão sempre avaliando e revendo a sua forma de trabalhar e isso é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir efetividade dos negócios. Quando são dadas responsabilidade e autonomia para todos das linhas de frente inovarem, as soluções encontradas são muito mais simples, pois são pensadas por quem conhece a fundo o processo de trabalho ou o cliente sendo atendido.

 

E aí, convencido(a) agora dos benefícios de se trabalhar em uma empresa de inovação e autonomia às pessoas? Quais destes benefícios é mais importante para você?

por Carol Lafuente,

Analista de Atração de Talentos da Stone

Referências:

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/entrevistas/a-importancia-de-inovacao-para-as-empresas

http://blog.aevo.com.br/cultura-da-inovacao-nas-empresas-por-que-e-como-implantar/