trabalhar com impacto social
Carreira e Trabalho

Descubra 8 formas de trabalhar com impacto social

Cresce o desejo do jovem em trabalhar com impacto social ou em empresas e negócios que tragam um valor direto a sociedade. Por isso, neste texto, te ajudamos a conhecer diversas possibilidades de deixar uma pegada positiva no mundo.

Ao contrário do que muitos pensam, não é só nos negócios sociais ou em ONG´s que é possível trabalhar com impacto social. Embora, de fato, essas sejam as possibilidades mais conhecidas. Com a crescente preocupação das pessoas sobre as consequências da indústria no meio-ambiente e uma demanda cada vez maior dos consumidores por marcas responsáveis, as empresas começaram a se atentar e a realizar iniciativas sobre o assunto (veja nesta matéria alguns exemplos).

No entanto, o impacto social pode vir de várias maneiras. Direta ou indiretamente. Em grande ou pequena escala. Em qualquer setor. Se você se interessa por trabalhar com impacto social, é importante conhecer o máximo de possibilidades que puder para se inspirar e conhecer a mais ideal para você.

 

Possibilidades de trabalhar com impacto social

Educação

Você pode atuar em projetos, negócios e inclusive departamentos (de qualquer empresa!) que o(a) permitam treinar pessoas e formar lideranças. Assim, estará contribuindo para a educação de jovens e para a forma como os profissionais brasileiros ensinam e aprendem.

 

Gestão Pública

Outra opção é a escolha de uma área dentro da empresa que cuida da transparência da organização. Transparência tem um impacto direto na vida de todas as pessoas impactadas pela atividade da empresa, sejam colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, governo e sociedade no geral.

 

Terceiro Setor

Esta é a possibilidade mais conhecida de trabalhar com impacto social: atuar em ONG´s. Seja qual for a causa atendida, você estará ajudando os cidadãos da sua cidade e, assim, fazendo a sua parte pela gestão pública.

O Instituto Alpha Lumen, sobre o qual já falamos aqui no blog, é um exemplo disso. A escola nasceu em 2014, pelas mãos da empreendedora Nuricel Aguilera. Seu objetivo é descobrir a garotada com altas habilidades e instrumentalizá-la para fazer a diferença no mundo, formando uma grande rede de jovens com ética, atitude, postura e protagonismo. O nome do instituto faz jus a sua missão: potencializar estrelas.

A Fundação Estudar é outro exemplo. A instituição acredita na ideia de que o Brasil será um país melhor com mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Por isso, ela tem investido nos estudos e na carreira de milhares de universitários e recém-formados, formando jovens líderes dispostos a desenvolver o país.

 

Mercado Financeiro

Acredite, também é possível causar um impacto social trabalhando no setor financeiro! Você pode escolher uma empresa de pagamentos, créditos ou em um fundo de investimentos que ajudem a potencializar o negócio de empreendedores e, assim, ajudem no crescimento da economia brasileira.

A Stone, por exemplo, atua através dos meios de pagamento para potencializar milhares de empreendedores brasileiros, dando a eles produtos e serviços que os ajudem na operação e gestão dos seus negócios e os permitam, assim, aumentar suas vendas. Quer entender mais a fundo como fazemos isso? Conheça a história de nosso primeiro cliente aqui.

 

Saúde

Este é um dos setores mais nobres para se atuar e não inclui apenas hospitais e clínicas. Lembre-se de que há diversos softwares, aparelhos e ferramentas usados no tratamento direto de pacientes ou na gestão dos atendimentos. Por isso, há diversas empresas que o(a) permitem deixar seu impacto positivo na saúde do país.

 

Consultoria

Muitos não veem o impacto que empresas de consultoria podem causar na sociedade, mas elas também cumprem sua função social. Procure por consultorias que ajudem na gestão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) de empresas ou mesmo na gestão de ONG´s e negócios sociais.

 

Turismo

Você também pode deixar seu impacto através do setor turístico. Há diversas empresas de turismo social que ajudam a revalorizar áreas marginalizadas da cidade e, desta forma, contribuem para incentivar o comércio, ocupação e segurança na região. Além disso, existem negócios que permitem aos turistas cuidarem do ecossistema e biodiversidade das regiões visitadas.

 

Tecnologia

Que a tecnologia muda a vida das pessoas é óbvio. Mas ela pode ter um impacto (gigante) na melhoria da condição de vida da sociedade. Soluções tecnológicas podem permitir que as pessoas ajudem entre si, acessem informações, produtos e serviços necessários e até mesmo adquiram novas possibilidades de trabalho. E há ainda um diferencial especial neste setor. Um dos maiores benefícios da área de tecnologia é sua capacidade de ser escalável, ou seja, causar um impacto a nível até global.

 

Portanto, as possibilidades de deixar uma pegada positiva no mundo são várias. Estas são apenas algumas das formas de fazê-lo, mas há muito mais por aí e ainda outras que nem sequer foram criadas ainda. A boa notícia é que esta tendência veio para ficar. Cada vez mais, a consciência ou responsabilidade social migrará de um diferencial competitivo para um requisito básico para a sobrevivência e sustentabilidade de qualquer negócio. Logo, as possibilidades de trabalhar com impacto social só devem aumentar!

E aí, qual possibilidade combina mais com você?

por Carol Lafuente,

Analista de Atração de Talentos da Stone